22 fevereiro 2013

Beyoncé participa de programa com Sílvio


  
Quando Beyoncé vier ao Brasil para cantar no Rock in Rio, um grande encontro com Sílvio Santos poderá acontecer. Após assinar contrato com a Jequiti Cosméticos, que faz parte do Grupo Sílvio Santos, Beyoncé poderá participar do antológico programa “Roda a Roda”, do SBT.


Como a cantora já estará no Brasil para fazer shows, o gênio do tio Sílvio resolveu fazer essa mega jogada, de acordo com o jornal O Povo.

Aliás, já viu o comercial que ela gravou para a marca de perfume na Jequiti?

Vaticano: dossiê acusa rede de prostituição


Bento XVI teria se decidido após ler resultado de investigação que pediu a 3 cardeais, que relataram corrupção e rede de prostituição gay no Vaticano

 
Corrupção, disputa política e uma rede de prostituição homossexual envolvendo seminaristas e imigrantes irregulares. As informações fazem parte de um dossiê de 300 páginas produzido por três cardeais a pedido do papa Bento XVI sobre a realidade da Igreja e que o teria convencido a tomar a decisão que há meses ele vinha estudando: sua renúncia.


As informações foram publicadas ontem pelo jornal italiano La Repubblica. Há uma semana, a revista Panorama também havia citado o mesmo informe, indicando que ele foi entregue ao papa no dia 17 de dezembro.

Perguntado sobre a veracidade do dossiê, Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, disse: "Não confirmamos nem negamos as informações". Segundo ele, "cada um precisa assumir suas responsabilidades".

"Foi naquele dia, com os papéis sobre sua mesa, que Bento XVI tomou a decisão que ele estava pensando há tanto tempo", apontou o jornal, afirmando que o documento estaria guardado num cofre, nos aposentos do papa, e será entregue a seu sucessor, para que uma ampla limpeza comece a ser realizada.

Os três cardeais que conduziram as investigações teriam chegado à constatação da existência de facções diferentes dentro da Cúria, uma das quais definidas por sua "orientação sexual".

Esse grupo de bispos e religiosos homossexuais teria criado uma espécie de rede de prostituição de seminaristas e até de imigrantes para servir ao alto escalão. Os encontros entre esses bispos ocorreriam em diversos locais de Roma, em saunas e até mesmo na casa de um arcebispo italiano. Eles também teriam sido vítimas de chantagem.

O jornal italiano faz referência ao escândalo envolvendo Angelo Balducci, que em 2010 era assessor do papa. Em escutas telefônicas, a polícia - que o investigava por corrupção - identificou como ele usava serviços do nigeriano Chinedu Thomas Ehiem, cantor da Capela Julia, na Basílica de São Pedro, para contratar jovens para serviços sexuais.

Os encontros ocorreriam em locais relacionados também com Marco Simeon, protegido do secretário de Estado, Tarcisio Bertone. O nome de Simeon já havia aparecido em investigações sobre corrupção dentro da Igreja. Simeon também foi citado no caso da demissão de Ettore Gotti Tedeschi - o executivo-chefe do Banco do Vaticano que tentou limpar a instituição, sem sucesso.

Segundo o jornal, o documento vai "condicionar o conclave" a escolher um papa capaz de lidar com esse escândalo.

Fonte: Estadão

O papel dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no âmbito municipal

Busto de Montesquieu, principal idealista do Estado Moderno
Por Alexandre Macedo
(Texto publicado pela Revista Avisa, Capelinha-MG, 2ª Ed. Março-2012)

É de suma importância a nós cidadãos compreendermos a função dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no âmbito municipal para que assim compreendamos de fato o nosso sistema político. Pode-se dizer que eles são os três pilares nos quais estão apoiados toda a sociedade, pois determinam toda a dinâmica social e política do País.

A criação dos três poderes teve origem com o filósofo grego Aristóteles (384 a.C.) e foi implantada por Montesquieu (1784). Foi este o responsável pela Teoria da divisão dos poderes contida em seu livro “O Espírito das Leis”. Montesquieu acreditava ser preciso dividir o poder do Estado que era  concentrado apenas nas mãos de uma só pessoa, ou seja, somente do rei. Tal sistema já não mais contemplava os anseios dos cidadãos dos países onde tal modelo existia. Com a divisão em três poderes, Montesquieu esperava que assim fosse possível combater a tirania e o autoritarismo do rei. Dessa forma, criou os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Cada poder passou a ter uma função específica e independente. Nenhum dos poderes funciona isoladamente do outro, todos são interdependentes e possuem igual importância. Suas funções são:

Poder Executivo: Como o próprio nome já diz, cabe a este poder a função de  executar as leis, ou seja, colocar em prática as leis elaboradas pelo Poder Legislativo. É também de sua responsabilidade a tarefa de administrar os interesses da população, já que os membros do Executivo são os maiores representantes do povo, eleitos de forma democrática com o dever de governar segundo os interesses e necessidades da população organizada em coletivos, ou seja, sociedade civil organizada. O Poder Executivo no âmbito municipal possui sua representação máxima na figura do prefeito, mas não se restringe a ele, pode ser representado também pelos secretários, assessores e membros dos conselhos. Sendo o prefeito, a figura máxima do Executivo no âmbito municipal, deve, para que realize uma gestão que atenda os anseios da população, se reunir constantemente com a sociedade a fim de reunir as reivindicações dos coletivos e com eles encontrar as possibilidades para a satisfação das necessidades do município. No âmbito estadual e federal o Poder Executivo é representado pelos governadores e Presidente da República.

Poder Legislativo: É responsável pela elaboração e aprovação das leis. Além disso, tem como dever primordial a fiscalização do orçamento público e administração do Poder Executivo. No âmbito municipal é exercido pelos vereadores e estes devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de  vida da população, sendo mediador entre o povo e o prefeito. Faz-se necessário que os vereadores possuem vínculos estreitos com os coletivos ao qual representa para que não haja um distanciamento dos cidadãos com o poder público. O vereador é um dos principais responsáveis a estimular o povo a participar das decisões políticas, pois é eleito para representar a vontade daqueles que o elegeram por meio do voto. E para contemplar a vontade daqueles que lhe confiaram o voto é preciso que o vereador esteja constantemente reunido com a população, pois assim absorverá várias ideias de projetos que contemplem seu eleitorado. É de fundamental importância esta relação representante/ representado, pois ambos os lados colaborarão para o pleno exercício democrático, sendo que tal relação é necessária tanto para o cidadão compreender o funcionamento da política local quanto para o vereador exercer seu mandato com tranquilidade, já que a população acompanhou seus esforços.

Poder Judiciário: Possui a função de zelar pelas leis. Deve fiscalizar para que as leis sejam cumpridas e zela também pelos direitos dos indivíduos. Este poder é exercido pelos Juízes e Promotores de Justiça.
Existe também aquele que é considerado o nosso “quarto poder”, ou seja, o Ministério Público. Este órgão está a serviço, primeiramente, aos cidadãos, já que é responsável por garantir a democracia no País. É independente do Executivo, Legislativo e Judiciário e tem como dever primordial a fiscalização destes. Foi criado com o intuito de fortalecer e concretizar as promessas contidas na Constituição Federal. Toda vez que um (a) cidadã(o) se sentir violado em seus direitos, deve recorrer ao Ministério Público para poder garantir seus direitos previstos em todas as legislações (Constituição Federal, Direitos Humanos, Estatuto do Idoso, Lei Maria da Penha, etc.).

Cabe também ao Ministério Público toda e qualquer infração que ameace a democracia, visto que esta foi uma conquista árdua do povo brasileiro. Sendo assim, o MP é responsável por fazer prevalecer a democracia, ou seja, a vontade do povo acima de qualquer autoritarismo político. Qualquer cidadão pode acionar o Ministério Público que manterá sigilo sobre toda e qualquer denúncia.
Apesar da organização automática do Estado por meio dos três poderes e do Ministério Público, é de fundamental importância a participação direta dos cidadãos em todas estas esferas. Por exemplo; para que o MP possa apurar alguma negligência dos três poderes, precisa contar com a colaboração do cidadão para obter provas que possam ajudar na investigação das irregularidades. Da mesma forma é o Poder Executivo, é preciso a participação direta da sociedade civil para que o processo político aconteça nos moldes da Constituição Federal, ao contrário, não haverá fiscalização. Quando não há fiscalização a corrupção sempre vem à tona. É preciso entender que os três poderes existem para servir aos cidadãos, mas para que estes funcionem com efetividade é extremamente indispensável a participação de toda a sociedade na vida política do município. Somente assim poderemos sonhar com novos tempos na nossa política, não mais delegando toda a confiança nos representantes e sim, junto com eles, participar ativamente da dinâmica política e social de nossos municípios.

Alexandre Fernandes Macedo
Assistente Social
Colaborador do Movimento Muda Capelinha
alexandrefernandesmacedo@gmail.com

MEC decide limitar expansão de cursos de direito em todo o país


FLÁVIA FOREQUE
DE BRASÍLIA
O Ministério da Educação vai mudar as regras de abertura de faculdades de direito para direcionar os novos cursos a localidades com carência de advogados e limitar a expansão de vagas, medida já anunciada para medicina.
Análise: Livre mercado de ensino ajuda a fazer Estado democrático
Brasil tem média de um advogado para cada 256 moradores
Segundo o Censo da Educação Superior de 2011, o número de cursos no país passou de 505 em 2001 para 1.120 em 2011 (aumento de 121,8%).
Ainda de acordo com o Censo, direito é a graduação com maior número de matrículas no país (722,8 mil), seguido por administração (703 mil).
Uma das opções em estudo é limitar a abertura de novos cursos a editais de chamamento público --o ministério passaria a apontar microrregiões onde ainda há capacidade de absorção de novos profissionais da área.
Outra opção do governo é criar um sistema de pontuação em que as instituições de ensino superior deverão atender pré-requisitos mais rígidos para a criação do curso.
Em ambos os casos, segundo a Folha apurou, serão considerados fatores como quantidade de fóruns, escritórios de advocacia e promotorias nas cidades do país.
"Já temos parâmetro parecido com o que o MEC está adotando", diz Eid Badr, presidente da comissão nacional de educação jurídica do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
A abertura de cursos de direito passa por avaliação da entidade, que elabora parecer favorável ou contrário. O documento, entretanto, tem apenas caráter consultivo.
Segundo a OAB, grande parte das novas graduações reprovadas por ela recebe autorização do MEC. "As faculdades são abertas rotineiramente, sem nenhuma necessidade social", diz Fabiano Del Masso, coordenador do curso de direito do Mackenzie.
As mudanças foram tema de reunião esta semana entre o ministro Aloizio Mercadante (Educação), o secretário de Regulação e Supervisão da pasta, Jorge Messias, e o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado.
A pasta e a entidade assinam no próximo mês um acordo para formalizar a criação de grupo de trabalho para debater as novas regras. O ministério ainda deve aumentar as exigências para ampliar vagas em graduações em funcionamento, da mesma forma que irá fazer com medicina.

Editoria de Arte/Folhapress
OUTROS CURSOS
A medida pode ser estendida a outros cursos. Em nota, o MEC diz que "estuda ampliar a política de editais para os demais cursos de graduação, com vistas a reordenar a oferta de educação superior". Odontologia, por exemplo, estaria na mira da pasta.

Número de empregos gerados em janeiro é o mais baixo para o mês desde 2009


CAROLINA OMS
DE BRASÍLIA

O Brasil criou 28,9 mil novos postos de trabalho com carteira assinada em janeiro, número 75,7% inferior ao mesmo período do ano passado (118,895 mil). Este é o pior resultado para o mês de 2009.
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (22) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a partir dos números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Esse balanço considera as informações encaminhadas ao Ministério do Trabalho no prazo regular, conhecida como série sem ajuste.
Em relação ao mês anterior, houve um aumento de 0,07% no estoque de emprego na economia. O resultado, segundo o Ministério do Trabalho, indica uma perda de dinamismo do emprego já apontado em 2012.
PRINCIPAIS SETORES
O setor de comércio puxou a desaceleração ao reduzir o número de vagas em 0,75%, resultado do fechamento de 67.458 postos de trabalho. Trata-se do pior resultado para o setor em janeiro desde o início da série histórica, que começou em 1992.
Seis dos oito setores de atividade econômica pesquisados criaram vagas em janeiro. A indústria de transformação foi o setor que mais contratou, com a abertura de 43,37 mil vagas formais. No mesmo mês do ano passado foram criados 37,46 mil empregos formais.
O setor construção civil foi o segundo maior contratante em janeiro, com a criação de 33,42 mil vagas.
Ainda assim, o número é menor do que a criação de 42,19 mil vagas abertas em janeiro de 2012. 
FOLHA DE SÃO PAULO

Greve à vista: Rede Estadual de Ensino pode entrar em greve




O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE-RN), se articulam e anunciam greve de dois dias para o início de março próximo. Com a paralisação de advertência, se não atendidas às reivindicações da categoria prevê-se que o caminho será uma greve.
Blog do Seridó

Polícia realiza operação na PB e RN para combater rixa entre famílias


A Polícia Civil paraibana iniciou mais uma operação na madrugada desta sexta-feira (22) para combater a rixa entre famílias na região de Catolé do Rocha, no Sertão do estado. A 'Operação Paz' está sendo realizada ainda no Rio Grande do Norte. De acordo com o delegado Sílvio Rabelo, até as 7h duas pessoas tinham sido presas, uma espingarda calibre 12 e um revólver foram apreendidos. A operação Paz é uma continuação do combate à briga entre famílias que já foi alvo de duas operações Laços de Sangue em 2011.

Segundo a polícia, equipes de João Pessoa, Campina Grande e Patos estão participando da ação. A operação continua durante toda a manhã de hoje e deverá ser concedida uma entrevista coletiva. a parrtir das 11h00, na 8ª Delegacia Regional de Polícia Civil, em Catolé do Rocha.
8ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Catolé do Rocha (PB) - Foto: Catolé News 
Do Catolé News, com portal G1 PB 

Do G1 RN

Filha de Demir, do 'Trio Ternura', bateu na mãe que matou bebê no RN

Wiara é filha de Demir, que nos anos de 1980 matou 'amigos' na prisão.
Segundo a direção, ela já foi presa 3 vezes por furtos para manter vício.



A presa que agrediu Josenilde Lopes – a mãe que confessou ter espancado e matado o próprio filho, um bebê de oito meses, fato ocorrido durante o carnaval, em Natal, – foi identificada pela direção do CDP Feminino de Parnamirim como sendo filha de um dos criminosos mais emblemáticos do Rio Grande do Norte: “Ela é filha de Demir”, disse a diretora Hindiane Saiures de Medeiros, se referindo a Vlademir Alex Mendes de Oliveira, condenado por vários assassinatos no estado durante os anos de 1980. Naquela época, juntamente com 'Naldinho do Mereto' e 'Paulo Queixada', o grupo recebeu da crônica policial o título de 'Trio Ternura'.
Segundo a diretora, a presa chama-se Wiara Mendes de Oliveira, de aproximadamente 30 anos. Wiara agrediu Josenilde com um cordão de metal quando as duas haviam acabado de chegar à unidade. Josenilde foi presa nesta quarta-feira (20), depois de confessar ter matado o próprio filho. Já Wiara, foi detida por furto. "Ela rouba para sustentar o vício. É viciada. Esta é a terceira vez que ela é presa”, disse a diretora.

Após a agressão, as duas foram levadas à Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal, onde foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Josenilde, no entanto, negou-se a dar queixa. Depois do procedimento, Josenilde foi levada para a a ala feminina do complexo penal João Chaves, na zona Norte da cidade. Já Wiara, voltou para o CDP de Parnamirim. 
O Trio Ternura
'Naldinho do Mereto', 'Paulo Queixada' e 'Demir' formaram o 'Trio Ternura' nos anos de 1980 (Foto: Herácles Dantas)'Naldinho do Mereto', 'Paulo Queixada' e 'Demir' formaram o 'Trio Ternura' nos anos de 1980
(Foto: Herácles Dantas)
Segundo a polícia, apesar do pacto firmado pelo Trio Ternura, Demir acabou traindo a confiança dos amigos. Dentro do antigo presídio João Chaves, que na ápoca era chamado de 'Caldeirão do Diabo', Demir matou a facadas os dois amigos. Pouco tempo depois, o próprio Demir viria a ser assassinado dentro da cadeia.
O delegado aposentado Maurílio Pinto de Medeiros, que na época ocupava o cargo de Coordenador Geral de Polícia, o equivalente hoje à função de Delegado Geral da Polícia Civil, lembra da história.
“Eles eram a nata da bandidagem, três amigos tão ligados que só a morte os separou”, disse o delegado.
Maurílio Pinto contou ao G1 que Paulo Queixada (Paulo Nicácio da Silva) ganhou notoriedade após matar um médico e uma enfermeira, crime ocorrido no estacionamento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, colocando fogo nos corpos. “Ele foi o maior matador da João Chaves. Dentro da prisão, matou mais de dez presos”, acrescentou.
Ainda de acordo com o delegado, Paulo Queixada foi assassinado por Demir porque, segundo relatos da ápoca, ele havia se queixado de fortes dores no fígado. Achando que Paulo o estava ironizando – pois anos antes Paulo havia levado uma facada na barriga do próprio Demir –, ele resolveu eliminá-lo. “Demir arrancou as tripas dele. Eu lembro que ele disse que era pra facilitar o trabalho do Itep”, disse Maurílio.
Ivanaldo Félix da Silva, o Naldinho do Mereto, também foi assassinado por Demir. O delegado disse que Naldinho era “um amigo fiel e irmão camarada" de Paulo Queixada. Na prisão, Naldinho também foi responsável por várias mortes. “Ele arrancava os olhos das vítimas para ter certeza de que não seria reconhecido nem no inferno”, frisou o delegado.
Já Demir, ainda segundo Maurílio, também matou vários colegas de cela. “Quando matou Paulo Queixada, ele se tornou o mais temido da prisão. O crime teve a maior repercussão da história da João Chaves. Os policiais pensavam que Queixada tinha fugido, mas descobriram que ele estava morto, esquartejado e enterrado dentro da cela, embaixo da rede de Demir”.
Por fim, o delegado recordou que quem matou Demir foi um preso novato apelidado de 'Chocolate', que anos depois também acabou assassinado dentro do 'Caldeirão do Diabo'.
Para ler mais notícias do G1 Rio Grande do Norte, clique em g1.globo.com/rn. Siga também o G1 RN no Twitter e por RSS.

Do G1 RN

Meteorologistas do NE prevêem chuvas abaixo do normal para 2013

Reunião entre meteorologistas de todo o Nordeste caconteceu dias 21 e 22.
Resultado da reunião de análise climática traz previsões até maio.


Os meteorologistas do Nordeste estão prevendo um inverno abaixo do normal para o semiárido nordestino e de normal a acima do normal para o litoral. Esse é o resultado da IV Reunião de Análise Climática para a Região Nordeste do Brasil  2013, que aconteceu dias 21 e 22 na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).
De acordo com nota divulgada pela Emparn na manhã desta sexta, para o período de março a maio, utilizando uma escala percentual, os especialistas do Nordeste estimam uma tendência com categoria abaixo do normal tendo a maior probabilidade de ocorrência (40%), categoria normal (35%) e acima do normal (25%). Os meteorologistas observaram no oceano Pacífico Equatorial condições de neutralidade em termos de Temperatura da Superfície do Mar (TSM). Já no oceano Atlântico Tropical Norte e próximo à costa da África, “ressalta-se a presença de anomalias de TSM, com valores em torno de 0,5 oC”.
Mesmo com essa previsão, os meteorologistas chegaram a conclusão, após dois dias de análises, que não existem sinais evidentes se o Nordeste terá um ano de chuvas normais ou não. Os parâmetros observados, como as águas dos oceanos Pacífico e Atlântico, as Zonas de Leste e a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), não são suficientes no momento para uma conclusão.
Os meteorologistas ressaltam que, “tanto na região semiárida nordestina como na faixa leste tem como característica a alta variabilidade espacial e temporal dos índices pluviométricos; isso significa que algumas localidades poderão receber a quantidade de chuva menor do que outras, além da possibilidade de ocorrência de ventos extremos. Com isso é de fundamental importância o acompanhamento das previsões do tempo da sua região e do monitoramento das condições oceânico-atmosféricas.”
A próxima reunião de Análise Climática será em Recife, coordenada pela Agência Pernambucana de Água e Clima (APAC), no mês de março próximo.
Para ler mais notícias do G1 Rio Grande do Norte, clique em g1.globo.com/rn. Siga também o G1 RN no Twitter e por RSS.

Fatos Históricos 22 de Fevereiro


 Isadora Duncan na Europa
A bailarina norte-americana se apresenta pela primeira vez na Europa no dia 22 de fevereiro de 1900. Duncan causou uma verdadeira revolução no mundo da dança e em sua época, se negando a seguir padrões e regras pré-estabelecidas.



1288 - Começa o pontificado do Papa Nicolas IV.
1358 - Começa a primeira jornada revolucionária parisiense.
1819 - Espanha vende a Flórida aos EUA por US$ 5 milhões.
1841 - El Salvador proclama sua independência.
1921 - General Reza Khan toma Teerã durante a revolução persa.
1922 - Henri Desiré Landru, acusado de assassinar dez mulheres, é guilhotinado na prisão francesa de Versalhes.
1932 - Adolf Hitler é designado candidato à presidência da República alemã pelo Partido Nacional-socialista.
1958 - Estréia a peça Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri, que renovou o teatro brasileiro.
1967 - General Suharto toma o poder na Indonésia.
1978 - O delegado Sérgio Paranhos Fleury, acusado de pertencer ao Esquadrão da Morte, grupo paramilitar que cometia assassinatos na década de 1970, tem a prisão decretada.
1989 - É criado o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).
1992 - Kurt Cobain, vocalista da banda Nirvana, casa-se com Courtney Love, líder do grupo Hole.
1993 - ONU aprova a criação de um Tribunal Internacional de Crimes de Guerra na antiga Iugoslávia.
1994 - Aldrich Ames é preso nos Estados Unidos por vender segredos militares à União Soviética.
1998 - O filme Central do Brasil, dirigido por Walter Salles, recebe o Urso de Ouro de melhor filme e o Urso de Prata de melhor atriz para Fernanda Montenegro no Festival de Berlim.
1999 - Tsung Chi Hsue morre afogado durante trote na Faculdade de Medicina da USP.
2004 - Vai ao ar o último episódio do seriado Sex and The City
Nascimentos
» George Washington (1732-1799), primeiro presidente dos Estados Unidos
» Arthur Schopenhauer (1788-1860), filósofo alemão
» Alfredo d'Escragnolle Taunay (1843-1899), Visconde de Tauney » Robert Baden-Powell (1857-1941), fundador do escotismo
» Luis Buñel (1900-1983), cineasta espanhol
» Andreas Nikolaus Lauda (1949-), piloto austríaco de Fórmula 1
» Drew Barrymore (1975-), atriz norte-americana
Falecimentos
1512 - Americo Vespúcio, navegador italiano
1905 - Luis Sandrini, ator argentino
1939 - Antonio Machado, poeta espanhol
1980 - Oskar Kokoschka, pintor austríaco

Redação Terra

Presidente da Câmara vai conceder entrevista ao programa Jardim Noticias apresentado pelo radialista Marcondes Gurgel ás 11 horas pela Vale FM



O Presidente da Câmara Municipal de Jardim de Piranhas Luis Macaco (PTB) vai conceder entrevista nesta sexta-feira 22 de Fevereiro no programa Jardim Noticias apresentado pelo radialista Marcondes Gurgel. O programa vai exibir a gravação da leitura anual proferida pelo prefeito Elidio Queiroz ,em seguida o vereador presidente da Câmara Luis Macaco, fará uma explanação e analise do pronunciamento do chefe do Executivo. 

O Prefeito Elídio Queiroz fez a leitura da Mensagem anual para todos os jardinenses no retorno dos trabalhos do Legislativo

O senhor Prefeito, Elídio Araújo de Queiroz no uso da sua fala durante a leitura da mensagem anual a todos os vereadores presentes, Secretários, servidores do Município e todo o público que lotou a Sede do Legislativo jardinense, mostrou ao público uma visão da realidade da Prefeitura Municipal. Então, no decorrer da leitura, o Prefeito foi mostrando a situação em que se encontrava o Governo municipal, foi passeando por todas às areais que abrangem o atendimento aos munícipes.
Inicialmente, o prefeito Elídio Queiroz deixou toda a comunidade ciente da situação com que encontrou o município, pois a gestão anterior deixou uma herança para o município de Jardim de Piranhas, a inclusão no SIAFI – Sistema Integrado de Administração Financeira, em outras palavras, a administração do prefeito anterior deixou a prefeitura em uma situação desagradável, constrangedora, por ter praticado de forma irregular a execução de vários Convênios, dentre eles: o Ministério do Turismo no Valor de R$ 100.000,00 (Cem mil Reais), o Ministério das Cidades no valor de no valor de R$ 780.000,00 (Setecentos e oitenta mil reais) e R$ 80.000,00 (mil reais) e outras irregularidades que tiveram como conseqüência a impossibilidade de receber recursos para o desenvolvimento do Município, pois a prefeitura de Jardim de Piranhas passou a ser inadimplente perante o Governo Federal. O prefeito Elídio Queiroz lutando contra esta triste situação que se encontra o município é, que com o apoio do Deputado Federal Fábio Faria, conseguiu o recurso de R$ 487.500,00 (Quatrocentos e oitenta e sete mil e quinhentos reais) para construir um complexo poliesportivo que atenderá à classe desportista de Jardim de Piranhas, então, tal recurso já se encontra na Caixa Econômica Federal, que infelizmente não poderá ser utilizado devido ao estado de inadimplência que se encontra o município.
Na continuidade da leitura, foi apresentado pelo o senhor prefeito situações que foram encontradas por esta nova gestão, como por exemplo: computadores sem nenhum arquivo ou registro, a frota de veículos que se encontrava em péssimo estado de conservação.
A situação do hospital foi a que mais chamou a atenção do senhor prefeito, pois esta unidade de saúde encontrava-se com boa parte das lâmpadas queimadas, os lençóis já não eram mais suficientes para a demanda do hospital, a caixa de energia elétrica causava seriíssimo perigo para a população, a frota de ambulância reduzia pela a metade.
Um momento que levantou os aplausos dos presentes foi quando o senhor prefeito, Elídio Queiroz mandou um recado para todos os servidores público, dizendo: “Se não aprender a rir, estará desempregado”. Fazendo uma análise acerca desta fala, pode-se concluir que a gestão atual tem um verdadeiro compromisso direto com o jardinense, pois o mesmo deve ser bem atendido, deve ser bem recepcionado, deve ter suas necessidades supridas, tendo em vista que o servidor público não estará prestando um favor ao cidadão no momento da sua necessidade e sim, dando ao jardinense o que lhe pertence, um atendimento de qualidade em todas as Secretarias, sendo assim, o servidor estará sorrindo no desenvolvimento de suas obrigações e desta forma, o nosso Jardim passará a ser mais florido por meio do desenvolvimento. 

Da redação do Blog: Jarles Cavalcante e Joildo Alexandre
 Mensagem anual(CLIQUE AQUI

veja mais fotos da leitura anual